HappyMother's Day

Outro dia viralizou no Facebook o post de uma moça que comprou uma roupa feita na China e recebeu junto com a peça um bilhete pedindo socorro do trabalhador que produziu aquela peça. No post, ela contava como ficou chateada e chocada com isso.

Eu, que já trabalho com moda e sustentabilidade há bastante tempo, sempre escuto relatos de trabalho escravo na China (e em outros países asiáticos) e sempre me questiono o por que das pessoas ainda comprarem roupas produzidas nesses lugares.

Certo, a roupa é bem barata (não se engane, alguém está pagando), mas em geral são de péssima qualidade e precisam atravessar um oceano para chegarem aqui. Isso sem falar que o nosso dinheiro vai para outro país quando podia muito bem ficar por aqui no Brasil e gerar riquezas para a nossa comunidade.

Pensando nisso e na importância atual de valorizar o que é nosso, o que é feito no Brasil, quando tudo no exterior parece muito melhor ou muito barato, elegi algumas razões para você comprar moda feita aqui, no Brasil, por brasileiros como nós.

1 – Mão-de-obra justa: acho que um dos tópicos mais importantes quando a gente fala em consumir moda feita no Brasil é sobre as condições de trabalho. No nosso país temos leis trabalhistas bem extensas e cheias de regras, que protegem o trabalhador e garantem seu bem estar. Além do CLT, temos os Sindicatos que apoiam as pessoas e o Ministério do Trabalho que é tipo uma mãe dos trabalhadores. Aqui as pessoas recebem salário mínimo, férias, 13º, vale transporte, exercem jornada de trabalho máxima diária, tem descanso remunerado.
Mas o cara que produziu aquele vestido lá na China….
….. bom, na China não há leis trabalhistas, nem jornada de trabalho máxima por dia, nem condições mínimas de saúde para grande parte dos trabalhadores. Há muitas crianças nas fábricas e muito abuso psicológico por parte dos donos das confecções. E isso é só um parágrafo sobre o que realmente acontece por lá. (pra saber mais, vale assistir o documentário True Cost – disponível na Netflix)

2- Menos poluição: já pensou quanto combustível é necessário para um vestido atravessar o oceano? Navios contêineres são muito custosos e poluentes e por mais que tragam  um monte de coisas são um gasto energético desnecessário se as pessoas comprassem aqui mesmo, no Brasil, na sua cidade ou bairro! Isso sem falar que a maioria das roupas é de baixa qualidade, produzida com material que logo estragará – o que significa que ela logo será descartada, ou seja, mais lixo por aí.

3- Incentivo aos nossos talentos: design + produção local = riqueza financeira e cultural para o Brasil. Quando você compra de um designer ou estilista nacional está valorizando os talentos locais e incentivando o desenvolvimento da galera – indiretamente traz mais pesquisas, informações, qualificações e inovações para o nosso país. Isso sem falar que é muito mais legal comprar de um brasileiro como a gente e garantir que o nosso dinheiro vai ficar por aqui mesmo.

4- Fortalecimento da indústria: o Brasil é um dos poucos países que consegue suprir toda a cadeia de moda – isso significa que conseguimos fazer por aqui desde a produção das fibras até a venda nas lojas. Quando a gente compra roupas feitas no Brasil estamos fortalecendo a nossa indústria, impulsionando a economia e contribuindo para o desenvolvimento do nosso país e das nossas pessoas.

#feitonobrasil

Gostou? Quer receber mais conteúdos como esse? Assina a nossa lista!

Por que eu prefiro comprar moda feita no Brasil?
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *